11 janeiro 2007

Património Paisagístico de Parambos, A SERRA (3)

Continuamos mais um pouco pela SERRA de Parambos.
Lembrou-nos o Miguel, numa das suas intervenções na postagem anterior, que na Serra para além do património verde referido, havia outrora um outro muito importante que pela Serra deambulava, ora assustando o Pastor, ora rapinando uma ovelha. O Lobo. Sim de facto o Lobo fez parte do património cinegético da serra e do património narrativo que oralmente ia passando de ouvido em ouvido e assustava os mais pequenos que à noite, cobriam a cabeça com a manta para não verem os olhos do lobo luzir no escuro, pois diziam que eles rebrilhavam como o fogo.

Mas não temos fotos de lobos na Serra, pois já lá não aparecem. Vamos vendo Raposas, ou os indícios delas, Esquilos, mas são difíceis de fotografar tanto uns como os outros, mas que os há, há.

Mas como não há lobos melhor para as ovelhas que agora andam sossegadas e sem medo pastando e passeando pelas serranias, roendo os fenos e as ervas tenras.

É um momento desses que o fotógrafo fixou quando caminhava pela Serra de Parambos.

Atentamente.

At Ento





8 comentários:

Anónimo disse...

bsr
oulala les chevres.
on dirai celles de mon grand pere (manuel malouco.
c est vers a Serra qu il les promenais et que le lait de chevre est trés bon.
bises a tout les villageois de Prambos
christina

Blue Eyes disse...

Olá Atento:

http://o-melhor-do-mundo.blogspot.com/

Para ver se me animo a continuar...

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Blue Eyes. Bem vinda.
Obrigado pelo endereço, vou já espreitar.
Estas coisas começam sempre começando, depois é só "curtir".
Saudações verdes.
Atentamente.
At Ento

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Christina. Vemos que esta paisagem mexe com as tuas recordações. Nós também nos lembramos de teu avô, um pastor toda a vida e a serra era o seu mundo, onde trabalhava arduamente zelando pela segurança do seu rebanho. Hoje vemos a Serra mais recreativamente e vamos lá passeando só com a preocupação de ver o belo que ela encerra, e agora mostrá-la ao mundo.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Parabéns pelos 3000 visitantes deste espaço, o que atesta bem da sua dinâmica

At Ento/ViverParambos disse...

OLá Helder Seixas. A
final ainda há alegrias ao fim de semana: A deste foi que ultrapassamos as 3 mil visitas, como fazes o favor de salientar. Estamos Todos De Parabéns. Pelas outras esperadas, alegrias, ficamos pelo empate.
Saudações e um abraço.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

São estas as ovelhas do amigo António e os seus cordeiros estufados ou assados são do melhor magrinhos e saborosos têm o sabor da pastoricia da nossa serra felicidades para o António.

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Caro Anónimo.
De cordeiros percebes, está visto e é como dizes, um sabor da serra transformado em aroma gustativo seja assado, estufado ou grelhado, e claro, são do António.
Saudações.
Atentamente.
At Ento