20 março 2009

"A Serra Velha" deu a volta a aldeia.


Vamos hoje falar do reinicio de uma tradição que se perde no tempo e aqui em Parambos estava em desuso, mas afinal o espirita da coisa não caiu no esquecimento e ainda bem.


Há sempre alguém que se recorda, que motiva, que ajuda a que as coisas aconteçam e assim se valorize e pratique ritos de cariz popular que se vivem no tempo santo da quaresma.



A Serra velha consiste em "chorar" as pessoas mais velhas da aldeia, as avós. Assim a rapaziada, juntava-se numa noite de Quarta Feira, 20 dias depois do Carnaval e 20 dias antes da Páscoa, pegava em latas velhas e corria a aldeia a gritar batendo e arrastando a latoaria



No seu percurso barulhento, paravam junta das casas onde vivessem os mais velhos e começavam a gritar: " AI MINHA AVOZINHA QUE NÃO ME DÁS MAIS PÃO NEM CODINHA"
Claro que as ditas velha arreliadas com esta algazarra vinham à porta correr os moços atirando água.
Os moços corriam, gritando ainda mais alto e voltavam passado um bocado. Assim se passava um tempo da noite e se cumpria um ritual

Este ano revelamos os artistas que deram vida à tradição mostrando que podemos contar com eles para que a aldeia tenha orgulho nas suas antigas tradições.



Por nós é com muita moção que registamos esta cena.

At Ento


Sem comentários: