01 maio 2010

Saudação ao 1º de Maio

Saudamos o 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Este dia, é comemorado em todos os continentes e na maior parte dos países, e é dedicado ao trabalhador como forma de cimentar/valorizar os seus direitos,e as suas liberdade.

...........


E porquê de castanhas nesta página dedicado ao 1º dia do mês de Maio? pois é, tem uma razão, lembrar uma cena que se cumpria no primeiro dia do mês de Maio, noutros tempos.
Geralmente perguntava-se à canalha (nesse tempo eram os miúdos):
Já comeste a castanha? senão morde-te o burro!

Não era normal haver castanhas frescas em Maio, pois ou se comiam durante o Inverno, ou se pilavam, ou então ganhavam bolor com a humidade. E em princípio, só quem as tinha e mesmo assim só quem as sabias guardar propositadamente para chegar a Maio, no meio da palha, dentro de panelas de ferro, para se conservarem. Assim era normal a canalha pedir a quem as tinha, e havia pessoas que tinham o gosto de dar e a "canalha" rilhavas-as com gosto, nesse tempo era um luxo, um miminho mesmo, ficando assim "vacinados" contra a "mordedura do burro". Se era difícil encontrar quem as tivesse, havia anos mais húmidos e as castanhas não se conservavam mesmo, ia-se aos pé dos castanheiro em buscas das castanha perdidas, que estivessem, por esta altura a germinar, arrancavam-se puxando-as tirava-se "grelo com as primeira pequenas folhas" e comia-se esta a castanha que tinha, agora, um toque tenro e sabia ligeiramente à terra. Mas o mais importante era comer a dita para que o "burro" não morde-se.
Acontece que nesse tempo, o mês de Maio era decisivo para as crianças, que andassem na escola, irem ou não a exame, o que fazia toda a diferença. Ir era passar, quase de certeza, pois a professora só levava aquele que sabia capazes e que não chumbavam. Os que não iam eram os "burros" como então se dizia, dos que não aprendiam. Assim, eram "mordidos" pelo burro.

Um Bom mês de Maio


At Ento

2 comentários:

zeza peixoto disse...

Um feliz DIA DA MAE, a todas as MAES do mundo, em especial a todas as MAES de Parambos. Que a palavra MAE, seja sempre uma das mais bonitas, como bonito é o AMOR DE MAE.
Saudaçoes de amizade,...
Zeza Peixoto

Anónimo disse...

Em Maio comem-se as castanhas para o burro não morder, só que agora o burro já não morde é que já não há burros por Parambos (de 4 patas)