06 abril 2012

"encomendação das almas" em Parambos 2012 (1)

e cumpriu-se a tradicional "Encomendação das Almas"



Um evento que acontece na quaresmas, mais propriamente na Quinta Feira Santa à noite como forma de lembrar nesta noite, que Jesus está amortalhado, os que já partiram mas que deixaram saudades



Inicia-se depois das 11 horas da noite, no ponto mais alto da aldeia, no lugar do Bairro, e cantam-se os versos seculares que "cantam" as tristezas das almas esquecidas pelos que na terra dormem sossegadamente.


"Acordais se estais dormindo" é o verso inicial, cantado de forma lenta e lugubre que pretende chegar ao fundo das consciências acordadas assim do seu sono.
 

depois, na segunda quadra apela-se  a "S. Gregório, que nos livre do inferno" no mesmo tom lento e apelativo



O grupo percorre as ruas que sempre se fazem neste andar e nos pontos desde há muito estipulados, por serem pontos elevados para o canto chegar mais fundo. O terceiro verso apela "à Senhora da Paixão para a hora da aflição"


entre cada "poiso" as pessoas deslocam-se em silêncio, para não denunciar a presença noturna, pois o fator surpresa é primordial para "sobressaltar" quem acordar. e no quarta quadra avisa-se que se vão embora. " Vamo-nos embora ó Virgem"
 

Como ouvidor atento, o vigilante Leão, guardião do sossego da aldeia, na sua pose real, acompanha o cântico que se repete agora no centro da Aldeia, no Largo do Chôpo


  e o reino do leão assim cumpre a tradição mais uma vez revisitada com o empenho de um grupo que vai dos 4 anos, da Ana Rita, que dormiu toda a tarde para estar aqui nesta noite,  aos 70 das jovens veteranas e muita juventude, que não deixam a tradição acabar.

Voltaremos a este assunto para o resto do percurso.


 At Ento

1 comentário:

ZEZA PEIXOTO disse...

UMA BOA PASCOA A TODOS OS PARAMBOENSES!!! QUE O CHEIRINHO DOS FOLARES ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS CASAS E QUE TODAS AS FAMILIAS POSSAM FAZER A TRADICIONAL VISITA PASCAL COM HARMONIA, PAZ E BOA DISPOSIÇAO QUE SEMPRE CARACTERIZA A NOSSA GENTE DE PARAMBOS.

GRANDE ABRAÇO A TODOS,...

ZÉZA PEIXOTO,