17 setembro 2013

Sabão à moda antiga, como se faz

 Como Fazer Sabão. Um hábito que se vai perdendo e um conhecimento que desaparece se não o continuarmos

D Isaura hoje vai mostrar-nos como se fazia e como o fez. A Receita: Gordura ( azeite/óleo ) soda caustica e para dar espuma e cheiro, uma dose de detergente. Depois é tudo bem mexido numa calda ao lume e deixar apurar até ficar uma pasta pronta para endurecer.


 depois verte-se numa base, que aguente o calor e seja lisa, em que arrefece. Como cuidado que merecem as coisas quente, a duas mãos pode não ser suficiente

 a sempre um terceira mão que ajuda e assim vai muito melhor
  depois é só deixar arrefecer, e depois se cortará em tiras, os "paus de sabão" maiores ou à medida de utilizar tamanho  "sabonete"

 nota: em tempos mais antigos, quando não havia detergentes, a maioria dos sabões artesanais não faziam espuma,  mas acrescentava-se cinza, ajudava a tornar o sabão mais "branquedor" e ervas para dar um certo cheiro e mais sufisticadamente, se houvesse dinheiro, comprava-se um pacote de sabão em pó que os barbeiros usavam para a saponária para ensaboar as barbas e assim o sabão fazia espuma e até parecia de compra. a gordura utilizada era o resto (borra do funda) da talha do azeite...
Temos de agradecer esta disponibilidade do grupo de "artesãos" do Sabão ( Felicidade Seixas , António Alberto e Isaura Fonseca) nesta tão ilustrativa actividade   e da reportagem de Hélder Seixas.
 At Ento/ViverParambos

2 comentários:

Julieta Messena disse...

Lembro-me que a minha mãe,também fazia sabão.
Tenho falado nisto ultimamente. Podemos aceder às quantidades de cada ingrediente?
Obrigada por partilharem estes saber fazer!


Julieta Messena disse...

Lembro-me que a minha mãe,também fazia sabão.
Tenho falado nisto ultimamente. Podemos aceder às quantidades de cada ingrediente?
Obrigada por partilharem estes saber fazer!