27 julho 2016

Caminhada para memória Futura de Locais que vão ser riscados do Mapa mas não da Memória

 Estes conterrâneos, amigos de longa data e amigos de sempre da terra, das gentes, da cultura e das paisagens da nossa terra e por tal amigos do Rio e Vale do Tua e da Linha realizaram em Junho, uma caminhada de recolha de imagens que designaram de "Caminhada Para Memória Futura de Locais que vão ser riscados do Mapa mas não da Memória" diremos mesmo que: vão ser assassinados e tanta gente a ver acontecer. dizem-nos eles


e dizem mais " porque só se perde o que se considera nosso, e como achamos que o património paisagístico, património natural com a sua fauna e flora, com a sua diversidade, com os seu relevos, os seus vales e as suas montanhas, são Nossos então podemos dizer que perdemos o que não vamos deixar para as gerações futuras, este património, que apenas devíamos  fruir, tratar, trabalha-lo usa-lo mas nunca destruí-lo, assim para que não digam que não sabem o que se perdeu nós vamos denunciando com imagens e a sua força, tal acto de atentado à natureza Paisagística deste pedaço de Reino Maravilhoso "

este blog já deu destaque   aos eventos relacionados com este pedaço do reino ameaçado, que podem rever,  clique aqui


este lugar onde este pescado se mimetiza na paisagem vai deixar de ser um lugar de pode estar, isto é riscar do mapa certamente... ( clique aqui...)

 aqui onde este " Guardião " se posiciona como que guardando a linha que ali passava, vais quase ficar submerso, vai por isso perder a sua identidade isto é riscar do mapa... ( Clique aqui...)
 o "Palito do Diabo" vai deixar de se poder ver na sua imponência pois a água vai chegar-lhe às ceroulas, de certeza que ele vai mandá los para o... raio que os parta... pois isto é riscar do mapa... (clique aqui...)
 os frondosos sobreiros, protegidos por lei !? dos quais só resta a sapata, aqui que era fácil de retirar a madeira, noutros locais vão mesmo ficar lá e ser afogados ´, isto é riscar do mapa e a matar os sobreiros ... (clique aqui...)
 as plantas dirão alguns que são todas iguais, mas não aqui havia tonalidades únicas que nunca mais se vão puder admirar ali, isto é riscar do mapa... ( Clique Aqui...)
 e os baixios, onde as águas cantam as sua correnteza e onde os peixes  faziam as suas acrobacias naturais de que sobe saltando na corrente, isto vai desaparecer num lago parado. isto é riscar do mapa... ( Clique aqui...)
 os locais onde era impossível fazer alguma coisa, fizeram nos idos de 1800 a Linha do Tua que chegava  a Bragança uma obra de engenharia quase impossível com as técnicas da altura mas o engenho dos Homens fizeram o que hoje gente pequena desfaz, risca do mapa, que gente é esta


 o desmantelar de estruturas que foram ferramentas do progresso, um autêntico museu ao talento e ao engenho Humano, é riscado do mapa
 o perigo existe de facto... é  quando os responsáveis, que deviam preservar e cuidar pelo património das gentes da sua autarquia,  riscam do mapas bocados de um Reino Maravilhoso que não é seu mas de toda a Humanidade
que fiquem os sinais, para Memória Futura, de  quem não soube ou não foi capaz de cuidar do património comum  e que as gentes não esqueçam que só se perde o que é nosso e quem risca a nossa memória não merece ser recordado..
 o nosso contributo para que a memória não se apague/risque e agradecimento a todos os que não esquecem e foram fazendo os trilhos da Linha e do Vale do Rio Tua, como os Links ao longa da reportagem mostram mostram.
 At ento/ViverParambos

Sem comentários: